26 agosto 2007

Mousse de ananás com baunilha



Dose: 4 pessoas

Tempo: 30m
Ingredientes: 0,5 dl de água;100 g de açúcar;4 gemas;2 folhas de gelatina;4 rodelas de ananás em calda;1 vagem de baunilha.


Coloque a gelatina de molho numa taça de água fria. À parte, leve ao lume a água e o açúcar, até ferver. Corte longitudinalmente a vagem da baunilha, e retire as sementes raspando com uma faca. Retire do lume a água com o açúcar, e à parte numa pequena taça, mexa as gemas com as sementes da baunilha e com um pouco desta mistura pouco a pouco para não cozerem. Logo que estejam dissolvidas, misture-as com o resto, levando novamente ao lume para cozer, mexendo sempre. Volte a retirar do lume e coloque numa taça misturando a gelatina depois de escorrida.Bata as natas, e misture com o creme anterior, corte o ananás em pedacinhos, misture, reserve algum para decorar e distribua pelas taças.

Pato com Gengibre


Dose: 4 pessoas

Tempo: 50m

Ingredientes:2 alhos franceses

1 raiz de gengibre fresca

4 peitos de pato

1 dl de azeite

3 colheres de sopa de vinagre balsâmico

1 colher de sopa de açúcar

1 colher de sopa de mel

2,5 dl de vinho branco2,5 dl de caldo de galinha

1 colher de sopa de manteiga

sal e pimenta preta q.b.


Ponha o forno a aquecer até 180º, lave e corte o alho francês em tiras, descasque a raiz de gengibre e corte-a em pequenas tiras.Dê pequenos golpes superficiais na parte da pele dos peitos do pato tempere-o com sal e leve-o num tacho com o azeite a corar ao lume. De seguida leve-o ao forno cerca de 15 minutos. Escorra a gordura da frigideira e na mesma coloque o vinagre balsâmico até levantar fervura, adicione o gengibre, o mel, o açúcar, o vinho e o caldo de galinha (aqui pode só acrescentar água, se preferir), deixando levantar fervura, até reduzir para metade. Adicione os peitos de pato. Deixe cozinhar durante cerca de 2 minutos.Numa frigideira, derreta a manteiga salteando o alho francês temperando com pimenta e sal.Coloque em cada prato um pouco de alho francês, sobrepondo o pato em cima, servindo de seguida.

21 agosto 2007

Amêijoas com Chouriço




Ingredientes: 2 kg de amêijoas pretas; 6 colheres de (sopa) ou um pouco mais de azeite; 5 dentes de alho; 3 cebolas; 200 g de chouriço de carne; vinho branco; 2 limões; piri-piri q.b.; coentros ou salsa picada q.b.


Confecção:

Depois de bem lavadas deixe as amêijoas de molho durante 1 hora +- bem cobertas de água com um pouco de sal, a fim de perderem a areia. Numa caçarola larga, leve ao lume o azeite e os alhos pisados. Quando estes alourarem mas não queimarem, junte-lhes as cebolas descascadas e picadas. Refogue em lume muito brando. Quando a cebola ficar translúcida junte-lhe o chouriço cortado em rodelas grossas. Tempere com sal e piri-piri e, vá adicionando pequenas porções de vinho branco, e deixe refogar até o chouriço cozer. Adicione as amêijoas lavadas e escorridas, tape a caçarola e cozinhe até abrirem, agitando várias vezes a caçarola. Rejeite as que ficarem fechadas. Já fora do lume, regue com um pouco de sumo de limão, polvilhe com coentros ou salsa picada e sirva de imediato com pedaços de limão.