21 janeiro 2008

Bolo de Queijo com Chila


Para 4 pessoas

200 g de bolacha maria
60 g de margarina Vaqueiro
0,5 dl de Vinho da Madeira
50 g de amêndoas em falhas
300 g de doce de chila
500 g de queijo magro batido em creme 180 g de açúcar
1 limão (raspa e sumo)
1 colher de sopa de Maizena (bem cheia)
2 dl de natas

Rale as bolachas maria e misture-as com a margarina Vaqueiro e com o Vinho da Madeira. Com a massa obtida, forre o fundo de uma forma de mola. Torre levemente as amêndoas em falhas, numa frigideira antiaderente. Deite sobre a massa de bolacha e por cima espalhe o doce de chila. Bata o queijo batido em creme com o açúcar. Junte a raspa da casca e o sumo do limão e a Maizena. Adicione os ovos e as natas e continue a bater até obter um preparado homogéneo. Deite na forma e leve a cozer em forno moderado durante cerca de 45 minutos. Deixe arrefecer, desenforme e leve ao frigorífico. Sirva bem fresco

Chila

Longe vão os tempos em que os antigos Romanos serviam um preparado à base de abóboras pequenas e mel para facilitar a digestão das múltiplas carnes que abundavam nos seus pantagruélicos banquetes... Nos dias de hoje, os vários tipos de abóbora são legumes de aplicação diversificada, que tanto animam as populares celebrações norte-americanas do Dia das Bruxas como alegram inequivocamente especialidades culinárias salgadas e doces. Tal é o caso da abóbora-chila (ou gila), marcadamente presente na pujante doçaria alentejana por intermédio do Doce de Chila, sem o qual manjares como as Tibornas ou o Pão de Rala ficariam significativamente comprometidos!

Bolo de Chila


Ingredientes:
Para 8 pessoas
250 grs de açúcar ;
250 grs de miolo de amêndoa ;
20 grs de chocolate em pó ;
150 grs de chila ;
6 ovos
Confecção:
Batem-se os ovos com o açúcar até engrossarem, juntando a amêndoa passada pela máquina (com pele), o chocolate e por fim a chila.Deita-se a mistura em forma bem untada com manteiga e forrada a papel vegetal, também untado e vai ao forno a cozer.Decora-se ao gosto.