15 maio 2007

Lombinhos com ameixas



Gosto imenso da combinação de ameixas com carne de porco. A receita é tipicamente francesa e foi-me inspirada pelo mais famoso e antigo blogue gaulês de culinária, o C'est moi qui l'ai fait !

Ingredientes para 4 pessoas
- 2 lombinhos de porco
- 15 ameixas secas descaroçadas
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 copo de vinho branco seco
- tomilho picado q.b.
- sal & pimenta

Preparação

Deixar a carne repousar fora do frigorífico por 30-45 minutos. Pré-aquecer o forno a 210ºC.Dispor o óleo numa assadeira. Envolver muito bem os lombinhos no óleo. Temperar com sal, pimenta e tomilho.Levar a assar no forno por 5 minutos. Passado o tempo, regar a carne com o vinho branco e juntar as ameixas.Assar por 40-45 minutos, regando a carne e as ameixas com o molho de cozedura de 10 em 10 minutos.Trinchar a carne e dispor num prato de servir, assim como as ameixas. Regar com o molho de cozedura e acompanhar com puré de batata caseiro.

11 maio 2007

Salada de Beringela


3 beringelas médias * 1 cebola grande * 1/2 chávena de azeite * 2 dentes de alho *4 tomates pequenos * 5 pimentões verdes ou vermelhos grandes * 1/2 chávena de salsa picada * 3 colheres de sopa de sumo de limão * 1 2/3 colher de chá de sal * 1/2 colher de chá de pimenta preta * 1/2 colher de chá de pimenta vermelha


Coloque as beringelas directamente sobre a chama (no caso de fogão a gás, ou disco no caso de fogão eléctrico). Vire-as frequentemente, para todos os lados ficarem cozinhados. Quando a pele estiver tostada e escura estão prontas. Retire do lume, deixe arrefecer, retire-lhes a pele e corte-as aos bocados pequenos. Entretanto, salteie a cebola finamente picada em azeite, durante cerca de 4-5 minutos num tacho coberto, mexendo ocasionalmente. Adicione a beringela, misture bem e cozinhe durante 1-2 minutos. Retire do lume e mantenha tapado. Retire os caules e as sementes aos pimentões e corte-os aos cubos pequenos. Corte também os tomates aos cubos. Pique a salsa e os alhos. Misture todos os vegetais muito bem. Acrescente o sumo de limão, o sal e as especiarias e envolva bem. Coloque numa taça ou prato e decore com a salsa. Sirva frio ou à temperatura ambiente.

Salada à Minha Moda


Ingredientes:
1 pepino
200 g de milho
1 pimento verde
1 pimento vermelho
Delícias do mar
coscus
2 ovos cozidos
Cenoura ralada
Azeitonas verdes
1 frasco de molho cocktail

Preparação: Comece por cozer o milho e os ovos em água e sal. De seguida, rale as cenouras, e corte em bocadinhos os pimentos, previamente lavados, e o pepino.Confeccione a massa, colocando a mesma numa taça com manteiga por cima e cobrir com água a ferver. Espere 35 minutos e, findo este tempo, mexa com um garfo.Junte todos os ingredientes num recipiente e deite o molho cocktail por cima. Misture tudo muito bem e está pronta esta deliciosa salada.

Salada de Pimentos e Tomates


Ingredientes: Pimentos
Tomates
Alho picado
Oregãos

Sal q.b.
Preparação: Assam-se os pimentos, tiram-se-lhe as peles e sementes e cortam-se às tiras. Cortam-se rodelas de tomates, depois de se lhes tirar a pele. Junta-se-lhe alho picado e orgãos. Tempera-se de sal, azeite e vinagre.

Salada de Abacate e Tomate


Ingredientes:
2 abacates maduros
2 tomates maduros
3 folhas interiores de couve chinesa
1 alface
2 endívias
1 colher (sopa) de sumo de limão
1 colher (chá) de oregãos
50 g de azeitonas pretasSal e pimenta q.b.

Para o molho:2 iogurtes naturais1/2 colher (café) de colorau0,5 dl de natas


Preparação: Lave bem os legumes e corte metade da alface e das endívias em tiras finas. Corte também o abacate e o tomate em cubos, regue com o sumo de limão e tempere com sal, pimenta e oregãos. De seguida, coloque todos os legumes numa saladeira e reserve.À parte, misture todos os componentes do molho e tempere a gosto.Sirva a salada com o molho e decore a gosto pessoal.


Tomates Recheados

6 tomates * 4 beringelas * 400 g de carne picada * 1 ovo * 1 ramo de salsa * sal * pimenta preta * 1 chávena de café de azeite *pinhões

Lave os tomates e retire-lhes a polpa com cuidado. Corte as beringelas ao meio no sentido do comprimento e coza-as. Deixe-as arrefecer e retire-lhes a polpa. Coza a carne picada com 1 chávena de água. Misture a polpa das beringelas, a polpa dos tomates, o ovo batido, 1/2 ramo de salsa picada e a carne picada cozida. Tempere tudo com sal e pimenta preta. Recheie os tomates com esta mistura e coloque-os num tabuleiro. Polvilhe-os com a restante salsa picada e regue-os com o azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 160º durante 30 minutos. Retire do forno e sirva qıente.