13 março 2007

Alimentos Afrodisíacos

Muitos alimentos são conhecidos pelas suas propriedades “afrodisíacas”. O termo deriva de Afrodite, deusa do amor, e faz referência a tudo aquilo capaz de estimular as capacidades sexuais dos seres humanos.

Condimentos
Açafrão:
Especiaria vermelho-alaranjada, perfeita no uso com mariscos. Tradicionalmente utilizada em Espanha, em pratos com frutos do mar como a Paella, por exemplo. No Oriente é muito utilizado como estimulante.
Alecrim:
Originário da Europa Central. Aroma fresco, lembra o pinho, dá sabor a aves, molhos, sopas de tomate, frutos do mar, carnes, patês, beringela, batatas, couve-flor, pães, sumos e saladas de frutas.
Curry:
Não é uma especiaria mas uma mistura de várias especiarias: coentro, cardamomo, pimenta caiena, pimenta, gengibre, canela, sementes de mostarda, açafrão-da-india etc.
Mostarda:
Estimula a acção das glândulas sexuais. Existem três qualidades de mostarda: preta, branca e amarela, proveniente da Índia. A mostarda conheceu um notável sucesso na Idade Média.
Tomilho:
Erva que fornece óleo de poder anti-séptico. Da mesma erva igualmente se obtêm um tónico nervoso com efeitos afrodisíacos. É ainda um bom purificador para o corpo.
Orégãos:
Em infusão é um bom agente excitante.
Pimenta de Caiena:
Contém uma grande quantidade de vitamina C. É também um agente excitante que estimula a circulação. O pequeno chili vermelho ou verde mexicano, possui as mesmas qualidades.
Noz-moscada:
Não particularmente eficaz para as mulheres, mas para os homens tem a reputação de ser a melhor aliada. Provém da ilha de Banda, na Indonésia.
Cardamomo:
Proveniente da costa do Malabar, na Índia, é usada em arroz, sopas, picles, carnes, pães, biscoitos, cremes, bolos, bolachas, licores, café e conservas de arenque. Usa-se também em saladas de frutas. Nos países árabes é colocado no café para enriquecer o sabor e estimular a benevolência entre os amigos. As sementes são mastigadas para refrescar a boca.
Gengibre:
Pode ser adquirido em pó, xarope e como raiz fresca. O seu sabor característico é um pouco picante. Muito utilizado na cozinha japonesa, mas também em comidas exóticas e no preparo de sobremesas.
Canela:
Extraída da casca da árvore da canela. É usada em lascas e em pó. Coloca-se em doces mas também em carnes e diferentes tipos de curry, na Ásia e no Oriente Médio.
Frutas
Amêndoa:
Muito usada em cremes, sabonetes e loções para massagens.
Manga:
Rica em vitaminas e calorias.
Maçã: Associada ao pecado e à tentação. Os licores de maçã, como o calvados e a sidra, são estimulantes e acredita-se que rejuvenescem.
Marmelo: Tal como a maçã e a romã, é a fruta simbólica de Afrodite.
Tâmara:
Rica em calorias e vitaminas, altamente energética.

2 comentários:

Anónimo disse...

Então e o GinDungo??!! é forte é picante é fixe e é......bué de afrodisiaco? será mesmo ou nao tava na tua lista?

Compotas doces, afrodisiacas, roxinhas...adoro as roxinhas...têm um ar especial... e nao digo mais nada....

Anónimo disse...

Oláa Roxinha ,que vem ou do azul para o vermelho, ou qui çá apenas uma pequena rouxidão pelo cantar do rouxinol. Ainda não preparei nenhuma destas receitas por isso ando aqui "um dó,li,tá" para ver por qual vou começar de certo depois de comer ,vou corar,, até breve ,darei novidades.

Luis Carlos